LEA
Laboratório de Espectrometria Atômica

Histórico

O grupo de pesquisa "Espectrometria Atômica" foi criado em 2009 pela professora Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro do Departamento de Química da Universidade Federal do Espírito Santo e na época pesquisadora Geisamanda Pedrini Brandão, vinculada ao LabPetro/UFES. Nessa época havia um equipamento de espectrometria de absorção atômica,  dotado de um atomizador de forno de grafite, um atomizador de chama e um módulo automático de amostragem de direta de sólidos. Em 2010 foi defendida por Fernanda Henrique Lyra a primeira dissertação de mestrado entitulada " Espectrometria de Absorção Atômica como ferramenta analítica para determinação de elementos traço em biodiesel".

Em Março de 2012 foi criado na UFES dentro do LabPetro, coordenado pelo professor do Departamento de Química Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, o Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP). Dentro desse prédio de 3600 m2 com 20 laboratórios, auditório e biblioteca, foi estabelecido o Laboratório de Espectrometria Atômica - LEA, coordenado pela professora Geisamanda, já professora efetiva do departamento de Química, e pela professora  Maria Tereza. Nessa nova estrutura física, o laboratório ampliou em número de equipamentos e hoje possui além do equipamento de absorção atômica, um espectrômetro de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES), um espectrômetro de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), um HPLC, um DMA-80 e toda uma estrutura voltada para o preparo de amostras para determinação de elementos traço.

Atualmente, grupo atua em pesquisas voltadas para o desenvolvimentos novas estratégias analíticas usando técnicas de espectrometria atômica assim como pesquisas aplicadas nas áreas ambientais, clínicas, forense e petróleo. O grupo já publicou diversos trabalhos em periódicos indexados e em anais de congressos internacionais e nacionais, tendo recebido algumas premiações. O grupo é responsável pela formação de recursos humanos especializados em espectrometria atômica, formando alunos de graduação (IC), mestres e doutores. O grupo de pesquisa também atua na divulgação da ciência através da organização de eventos, como o Encontro Capixaba de Química (9 edições) e o 14th Rio Symposium on Atomic Spectrometry.

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910